Casco do cavalo tem estrutura delicada
Um cavalo com cascos maltratados ou ferraduras inadequadas...
Um cavalo com cascos maltratados ou ferraduras inadequadas se comporta como um atleta com problemas nos pés. Não resiste a longas distâncias, perde velocidade e, com o tempo, pode desenvolver inflamação dentro do casco. Apesar da aparência rústica, o casco tem uma estrutura bastante delicada: a parte externa - formada por proteínas, recobrindo os tendões, ligamentos, ossos e veias - pode ser seriamente afetada na hora de casquear ou ferrar. O casco cresce continuamente, sempre de cima para baixo e responde com sensibilidade ao meio ambiente: cascos acostumados a superfícies macias são diferentes daqueles que pisam em terrenos pedregosos, ásperos ou alagados.
Quando os cavalos viviam soltos na natureza, eles andavam sobre as mais diversas superfícies, desgastando os cascos à medida que eles cresciam. Hoje, geralmente ficam confinados em pequenos espaços, com poucas possibilidades de se exercitar em superfícies diferentes e são exigidos em diversas atividades específicas como provas e corridas. Por isso, é necessário que se dê à máxima atenção aos cuidados com os cascos, para que se mantenham sempre fortes e saudáveis.
Lembre-se que a ferradura é que deve se acomodar ao casco e não o casco à ferradura. Seguindo estes passos tu estarás apto a casquear os teus cavalos.
Fonte: Israel Da Sois